Há 70 anos, mil mineiros de São Pedro da Cova, em Gondomar, protagonizaram a primeira grande greve contra a ditadura. O protesto durou seis dias. Os trabalhadores reclamavam melhores salários e, apesar da repressão, conseguiram aumentos na ordem dos 15 por cento. O acontecimento fica agora registado num livro do historiador Daniel Vieira.

Um homem de 57 anos morreu, ontem à noite, vítima de atropelamento na Estrada de D. Miguel, em Fânzeres. A vítima era morador na zona, tendo sido colhido por uma carrinha ligeira quando atravessava aquela via.

Docente fez 19 participações disciplinares relativas à mesma turma, desde o início do ano letivo. Escola pediu avaliação médica da professora.

A Associação Projeto J Viver Educar Mudar! alertou esta sexta-feira para o "perigo iminente" no Poço de São Vicente, nas minas de S. Pedro da Cova, em Gondomar, que devido ao temporal "está inundado e as ruas adjacentes são cursos de água laranja".

Em comunicado, a associação descreve que Poço de São Vicente "esteve durante todos estes anos aberto e ao alcance de qualquer pessoa" e que "com o temporal que se abateu sobre a zona, as galerias mineiras e o Poço de São Vicente encheram", tornando o poço "numa coluna de água de 157 metros, aberto, de livre acesso".

"O complexo mineiro está hoje inundado e as ruas adjacentes são cursos de água laranja", alertam.

A Associação Projeto J Viver Educar Mudar! deixa um apelo às autoridades competentes: "que tenham em conta este problema ambiental, de saúde pública e de perigo eminente, e tomem as devidas providencias para a resolução do mesmo".

Notícia completa em: Jornal de Notícias

Dinamizado pela www.evolua.pt já está disponível a página web da Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova. No site poderá encontrar a agenda e notícias da freguesia.