Considerada a melhor PME, na edição 2012/2013 do “Prémio Desenvolvimento Sustentável”, a LIPOR foi vencedora no setor construção, gestão de infraestruturas, transporte e logística por incluir a sustentabilidade na sua visão de negócio.

 

Promovido pela Heidrick & Struggles e o Diário Económico, o “Prémio Desenvolvimento Sustentável” procura reconhecer as entidades com as melhores práticas na área da sustentabilidade empresarial, assim como, efetuar um estudo da evolução das diversas práticas em Portugal e no seu tecido empresarial.

A LIPOR é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos seus Municípios associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde. Trata anualmente cerca de 500 mil toneladas de resíduos produzidos por 1 milhão de habitantes, desenvolvendo uma estratégia integrada de valorização, tratamento e confinamento dos resíduos urbanos, baseada em três componentes principais: valorização multimaterial, valorização orgânica e valorização energética, complementadas por um aterro sanitário para receção dos rejeitados e de resíduos previamente preparados.

O desenvolvimento sustentável é um investimento a longo prazo, com vista à criação de valor através da identificação e exploração de oportunidades e da gestão de riscos resultantes de fatores económicos, ambientais e sociais. Os investidores institucionais e os mercados de capitais estão cada vez mais atentos a ativos intangíveis das entidades, tais como, a qualidade da gestão, o desenvolvimento do capital humano ou a performance ambiental, apostando cada vez mais em empresas que não pretendem apenas maximizar os seus lucros mas que também demonstram ser cidadãos coletivos exemplares.