Impedido pelo tribunal de fazer o transporte casa-trabalho-casa dos funcionários com meios próprios do municipio, presidente da Câmara tenta solução alternativa.

 

A câmara de Gondomar vai disponibilizar aos 1800 colaboradores um passe de transportes públicos que dará acesso a todo o concelho, anunciou esta quarta-feira o presidente da autarquia que, com esta medida, pretende conseguir "vantagens de mobilidade" e "evitar irregularidades".

Actualmente, através da sua frota de autocarros - sete ao todo, sendo que apenas um tem menos de dez anos - a autarquia de Gondomar auxilia cerca de 150 trabalhadores no transporte casa/trabalho com quatro percursos que se desenvolvem ao longo do concelho. Mas, de acordo com o presidente da câmara, o socialista Marco Martins, esta medida "não tem suporte legal aos olhos do tribunal", pelo que terá de cessar.

Para resolver este problema, Marco Martins quer, através de protocolos a celebrar entre o Centro Cultural e Desportivo do Município de Gondomar e as transportadoras de passageiros da região, disponibilizar "uma espécie de passe social". Os funcionários terão de pagar nove euros por mês. Já à autarquia cada passe ficará por 40 euros. "Estabelecemos um valor para os funcionários em jeito de responsabilização e vamos exigir um mínimo [ainda a definir] de utilização do passe. Com esta medida promove-se a mobilidade e reduz-se o uso de transporte individual e de emissões poluentes", explicou Marco Martins.

 

Ler notícia completa