A 1.ª Revisão às Grandes Opções do Plano e Orçamento Municipais para 2014 foi aprovada ontem, na reunião de Câmara, com a abstenção do vereador da CDU, constituindo-se como a maior revisão orçamental dos últimos 20 anos no que se refere ao número de rubricas alteradas.

O documento adotado aproveita o saldo de gerência relativo a 2013 de 5,5 milhões de euros, tendo o Executivo passado a incluir, nas suas Grandes Opções do Plano para 2014, entre outras áreas, a beneficiação do Auditório Municipal, a requalificação do Mercado da Areosa e da Feira da Belavista, a remoção do amianto das escolas do Ensino Básico, a reparação e beneficiação de coberturas em vários conjuntos habitacionais, a requalificação de 48 arruamentos, praças, rotundas e passeios em todas as freguesias do Concelho e a melhoria da acessibilidade à praia da Lomba, além do reforço do Programa de Apoio Social Mais.

A Câmara aprovou, ainda, com o voto contra do vereador da CDU, o Relatório de Gestão e Prestação de Contas de 2013, ano marcado pela “descontinuidade da liderança autárquica que vinha sendo exercido durante os últimos 20 anos”. Segundo o documento aprovado, a execução da receita registou um desvio de cerca de 13 milhões (86%), enquanto na despesa o desvio da execução foi de 18,5 milhões (80%), o que gerou um saldo a transitar de 5,5 milhões, montante praticamente consumido, entretanto, por várias decisões judiciais adversas ao Município. De resto, os processos judiciais pendentes poderão vir a condicionar futuras execuções orçamentais.

Os dois documentos serão, agora, discutidos e votados em Assembleia Municipal, que se realiza no próximo dia 25 de abril.