Jorge Machado, deputado da CDU na Assembleia da República, visitou, no dia 18 de dezembro, o local onde se encontram os resíduos perigosos de São Pedro da Cova. Após a visita, a CDU exigiu celeridade no processo de remoção. 

A CDU vai pedir ao Governo que acelere o concurso para a retirada da totalidade dos resíduos industriais perigosos de São Pedro da Cova. A garantia foi deixada pelo deputado comunista Jorge Machado.

“É preciso acelerar o concurso para a total remoção dos resíduos. Vamos questionar o Governo nesse sentido e exigir a garantia de que são todos retirados. Também há uma necessidade imperiosa de monitorização da água. Têm sido feitas análises, mas a população não tem tido conhecimento dos resultados”, disse Jorge Machado.

Recorde-se que em março foi anunciado pelo ministro do Ambiente que o concurso público com vista à remoção das 125 mil toneladas restantes seria lançado em julho e a empreitada levada a cabo em 2018.

Segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, o concurso público internacional para a segunda fase de remoção dos resíduos acolheu sete propostas.

Contudo, a CDU não está satisfeita com o ritmo do processo e vai questionar o Governo sobre o tema.

“Depois de remover os resíduos, é preciso compensar a população com a requalificação total do espaço. E prometemos insistência no apuramento de responsabilidades políticas. Está em curso um processo para apuramento de responsabilidades judiciais, mas na Assembleia da República vamos dar gás às reuniões que estão pedidas no âmbito da comissão do Ambiente para que sejam todos ouvidos rapidamente. Estamos perante um enorme crime ambiental”, reforçou Jorge Machado.

Além de exigir a requalificação ambiental da zona, a CDU promete “insistir” para que sejam apuradas responsabilidades políticas, pedindo a audição de várias pessoas, nomeadamente do ex-presidente da Câmara de Gondomar e agora vereador independente, Valentim Loureiro, bem como de José Sócrates, que à época da deposição era ministro do Ambiente.


Source link
Fonte: Vivacidade

{com_rssfactory relevantStories nrStories=[5]}