Representando um investimento superior a três milhões de euros, comparticipado pelo Programa ON2 em 70%, foi inaugurado dia 15 de outubro, o Centro Escolar da Venda Nova. A obra é local de estudo para uma comunidade escolar de praticamente meio milhar de alunos.

 

Constituído por seis salas de Jardim de Infância e doze do 1.º Ciclo do Ensino Básico, o novo Centro Escolar da Venda Nova em Rio Tinto é um moderno estabelecimento de ensino que inclui Biblioteca, Centro de Recursos, várias salas que servirão funções diferenciadas, cozinha, polivalente e refeitório. Pensando no ambiente e no conforto, o edifício está equipado com painéis solares para aquecimento de águas sanitárias, aquecimento central, deteção e primeiros meios de combate a incêndios e tetos acústicos.

Trabalham presentemente, neste estabelecimento de ensino, 20 Professores e Educadores e 15 Assistentes Operacionais. Acrescem, ainda, os Professores das Atividades de Enriquecimento Curricular. A escola está preparada para receber alunos com mobilidade condicionada – tendo elevador e instalações sanitárias próprias. O novo Centro Escolar tem capacidade para 462 alunos – sendo que, atualmente, são 436 os alunos que o frequentam.

Para Valentim Loureiro, “este é um equipamento escolar de 1.ª qualidade, uma escola com excelentes condições físicas e de equipa de recursos humanos”. O Presidente da Câmara de Gondomar, dirigindo-se aos alunos, realçou ainda “ter a certeza que o novo Centro Escolar vos proporciona ótimas condições para conviver, estudar e aprender.”

A abertura deste Centro Escolar permitiu generalizar a oferta da Educação Pré-Escolar a todas as crianças da cidade de Rio Tinto e terminar com o funcionamento de turmas duplas. Com a entrada em funcionamento deste novo equipamento, a antiga Escola EB1 da Venda Nova encerrou – tendo o edifício sido doado ao Centro Social e Paroquial de Rio Tinto.