Resultante de um acordo de colaboração estabelecido com o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, no dia 10 de outubro, Valentim Loureiro, Presidente da Câmara de Gondomar, entregou as chaves de 43 novas habitações na Urbanização Padre Joaquim Alves das Neves, em S. Pedro da Cova. No total foram alojadas duas famílias em habitações de tipologia T1, trinta e cinco em T2 e seis em tipologia T3. Todas as habitações têm arrumos e lugares de garagem.

No Salão Nobre da Câmara e antes do ato simbólico da entrega das chaves dos respetivos apartamentos, Valentim Loureiro salientou “Quero que esta mudança represente uma forte modificação na vida destas famílias! Espero que, agora, tenham possibilidade de ser mais felizes e, com estas novas condições de vida, possam efetuar uma mudança que lhes traga mais felicidade”.

A entrega das chaves das novas habitações resulta de um acordo de colaboração, ao abrigo do “Prohabita”, estabelecido com o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU). No âmbito deste acordo a Câmara Municipal de Gondomar adquiriu 43 fogos, destinados a arrendamento em regime de renda apoiada, repartidos por dois edifícios. O valor global da aquisição é de quase três milhões de euros (€2.799.076), sendo comparticipado a fundo perdido em 40% pelo IHRU, 40% financiado a 25 anos e 20% com capitais próprios do Município.

Valentim Loureiro refere que sempre foi dada à questão habitacional prioridade uma vez que “Dadas as carências chocantes em que viviam muitos gondomarenses, desde logo se apostou, há já duas décadas, na resolução do problema habitacional”, realçou. Entretanto, “um longo caminho já foi feito, com a existência de um parque habitacional de mais de quatro mil fogos que veio resolver o problema de vários milhares de agregados que viviam em condições menos dignas”.