De acordo com alerta do instituto português do mar e da atmosfera (IPMA) o estado do tempo nos próximos dias continuará a ser caracterizado pela passagem de sistemas frontais de forte atividade, prevendo-se um agravamento do estado do tempo, entre a meia noite de hoje e as 6 da manhã de dia 10.

 

Tal é devido a uma depressão muito cavada que atravessa o norte da Península Ibérica junto da região Norte do território do Continente, originando aumento da intensidade do vento e da agitação marítima, e possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento. Assim, prevê-se ocorrência de chuva ou aguaceiros fortes, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada, a queda de neve acima dos 600/800 metros, descendo a cota durante a noite para 400/600 metros, e vento forte do quadrante sul, com rajadas da ordem dos 90/110 km/h, sendo forte a muito forte no litoral e nas terras altas, com rajadas da ordem de 110/130 km/h.
Na costa Ocidental, prevêem-se ondas com 5 a 7 metros de altura significativa, aumentando para 9 a 11 metros entre a noite de domingo e a tarde de segunda-feira.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) recomenda que se possível permaneça em casa, evitando deslocações desnecessárias. No caso de o ter que o fazer, recomenda-se a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção. Informações adicionais poderão ser consultadas aqui.

Acompanhe as previsões meteorológicas em www.meteo.pt.