“Gondomar é, agora, um concelho completamente de Esquerda”, foi assim que Marco Martins, depois de confirmada a vitória, se referiu ao novo ciclo político. As sondagens confirmaram-se e no concelho de Gondomar, Marco Martins foi o grande vencedor na noite eleitoral autárquica.

O socialista Marco Martins é o sucessor de Valentim Loureiro como presidente da Câmara de Gondomar. O até agora presidente da junta de freguesia de Rio Tinto (desde 2005) ganhou com maioria absoluta, conseguindo quase metade dos votos válidos.

Na votação para a Câmara Municipal, a lista de Marco Martins obteve 46,41% dos votos e elegeu 7 dos 11 vereadores em disputa. Para a Assembleia Municipal, a lista de Carlota Teixeira averbou 42,56% dos votos validamente expressos, o que corresponde à eleição de 18 deputados, num total de 33 mandatos.

Para as assembleias de freguesia, os resultados apurados foram os seguintes:

Baguim do Monte – PS, 63,37% (10 em 13 mandatos), reelegendo Nuno Coelho.

Foz do Sousa e Covelo – PS, 48,94% (8 em 13), elegendo Isidro Sousa, presidente da junta de Foz do Sousa e Silvino Paiva (presidente da junta de Covelo) como número dois.

Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim – PS, 32,58% (9 em 21), elegendo António Braz.

Lomba – PS, 59,20% (6 em 9), elegendo Rui Vicente.

Melres e Medas – PS, 55,76% (8 em 13), elegendo José Andrade. 

Rio Tinto – PS, 50,54% (13 em 21), elegendo Nuno Fonseca.

Praticamente uma vitória absoluta do Partido Socialista no concelho de Gondomar, com exceção da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova. 

 

Daniel Vieira da CDU, presidente da junta de freguesia de São Pedro da Cova, foi eleito para a União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, com 35,5% dos votos, obtendo 8 em 19 mandatos.