O orçamento para 2014 da Câmara de Gondomar, aprovado sexta-feira pela Assembleia Municipal, é 16% inferior ao de 2013, mas aumenta em quase 50% as transferências para as juntas de freguesia.

A Assembleia Municipal de Gondomar aprovou, na passada sexta feira, com a abstenção dos deputados do PSD e da CDU e os votos contra do CDS, a proposta de Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2014 do Executivo municipal. Resultante da redução das receitas provenientes do IMI, de menos transferências diretas do Estado bem como da conclusão de projetos financiados pelo QREN, o documento, num valor total de 68,951 milhões de euros, reflete uma diminuição de cerca de 11 milhões em relação 2013.

Apesar da diminuição das receitas, a Câmara Municipal de Gondomar transferirá para as juntas de freguesia, em 2014, 1,744 milhões de euros representando quase mais 50% do que em 2013. Foram, também, aprovados os acordos de execução e contratos interadministrativos com as sete freguesias e uniões de freguesias do concelho.

 

Em reunião de Câmara, e com a abstenção da CDU, foram aprovadas atualizações, impostas pelas respetivas entidades reguladoras, das tarifas de recolha resíduos sólidos urbanos e de fornecimento de água para 2014. De salientar que estas atualizações são residuais.